RITMO DA FOLIA - POVO DO RIO NO CARNAVAL

Aqui, publicaremos a coluna do Jornal Povo do Rio, com informações sobre o mundo do samba. Afinal, o Carnaval é ou não é o maior espetáculo do planeta? GISELLE SANT´ANNA E RENATA ONAINDIA. As fotos são de Fellippo de Freitas

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Entramos no Salgueiro! As primeiras!!!!!!

Fomos as primeiras repórteres a conferir os trabalhos no barracão do Salgueiro, na Cidade do Samba. O presidente da agremiação, Luiz Augusto Duran, o Fu, recebeu o Ritmo da Folia na noite de quinta-feira, acompanhado do diretor de Carnaval, Ricardo Fernandes. E, pelo que vimos, o luxo vai passar pela Marquês de Sapucaí. Assim como as fantasias – luxuosíssimas! -, os carros alegóricos estão recebendo um tratamento riquíssimo. É claro que não nos deixaram fotografar as alegorias. O segredo ainda é a alma do negócio.
Com o enredo Candaces, dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lávia, a Vermelho-e-Branco da Tijuca vai desvendar a história da dinastia de rainhas da África Oriental, que comandaram, antes da Era Cristã, um dos mais prósperos impérios do continente. A dupla vai reverenciar essas rainhas na forma mais viva de manifestação cultural de nosso país. No enredo do Salgueiro, a força da mulher se faz presente em lutas, conquistas e no legado matriarcal que venceu o tempo e as distâncias.
De acordo com Ricardo Fernandes, Renato Lage conseguiu dar um bom tempero visual.
- Dentro do conjunto alegórico, o grande trunfo do Salgueiro é o tratamento visual, com uma palheta de cores muito boa. O Renato conseguiu imprimir isso muito bem – analisou.
Quanto aos comentários de que as fantasias da Vermelho-e-Branco seriam muito pesadas, Ricardo foi incisivo.
- Algumas pessoas têm o costume de falar o que não viram. Temos um equilíbrio de indumentária. É o melhor conjunto dos últimos anos em alegorias e fantasias. Se tudo que foi programado der certo, faremos um grande desfile, e o Salgueiro vai desfilar no sábado das campeãs. Estamos brigando bem pelo título, e cada um está fazendo sua parte despido de qualquer vaidade. O Salgueiro merece reconquistar sua posição – comentou, empolgado.
Para o presidente Fu, a agremiação está a altura de disputar o Carnaval, mesmo contando com pouco dinheiro.
- É uma ginástica que a gente faz. Tínhamos patrono, o Miro e Maninho, e este ano estou sozinho, além da responsabilidade. Conseguimos chegar até aqui e vamos brigar pelo título - acredita.
Claro que nossa coluna não iria esquecer de perguntá-lo sobre as fantasias da rainha, a dançarina Gracyanne Barbosa, e da musa da agremiação, Sabrina Sato.
- A Gracyanne vai ser uma grande guerreira Núbia, que virá dentro do contexto da bateria. Sabrina vem no chão, em frente à ala 11, “As riquezas dos faraós” -revelou o diretor de Carnaval.
Pelo que vimos, o Salgueiro tem tudo para reinar, além de um ótimo samba. Desejamos sorte à agremiação.

online casino
video poker