RITMO DA FOLIA - POVO DO RIO NO CARNAVAL

Aqui, publicaremos a coluna do Jornal Povo do Rio, com informações sobre o mundo do samba. Afinal, o Carnaval é ou não é o maior espetáculo do planeta? GISELLE SANT´ANNA E RENATA ONAINDIA. As fotos são de Fellippo de Freitas

segunda-feira, abril 16, 2007

Comprar título para quê?

Para quê? Esta é a nossa pergunta sobre a suspeita de fraude no resultado do Carnaval 2007. Para que a Beija-Flor de Nilópolis teria armado a conquista nos bastidores? O defile da Azul-e-Branco foi irretocável e, conseqüentemente, seu título, justíssimo. Pelo menos é essa a nossa opinião. Podemos, é claro, estar sendo ingênuas, mas a apresentação da escola nilopolitana dispensava qualquer tipo de negociação. Se houve, foi completamnete desnecessária. Bem, o que nos resta é esperar as provas ou, menos ainda, indícios da armação que o delegado da Polícia Federal Emanuel Henrique Oliveira, responsável pela operação Hurricane (furacão, em inglês), afirmou ter.
Caso haja mesmo alguma evidência, como ficariam as outras escolas? As tais suspeitas não poderiam desencadear uma reação do Império Serrano e Estácio de Sá, escolas que desceram para o Grupo A? Alguns presidentes de agremiações que não gostaram do resultado obtido, o Salgueiro, por exemplo, não poderiam também contestar a sua colocação? É... a coisa ficou feia!
Mas até agora não há provas de nada. Não teria o delegado se precipitado em sua declaração? O prefeito Cesar Maia acha que sim. Ontem, ele disse que o policial federal deveria ter concluído as investigações antes de afirmar que houve fraude. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), em recesso, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comentaria as declarações do delegado. Como falamos na coluna de sábado, haverá eleições para presidente da Liesa no dia 16 de maio, e um dos presos na operação, Capitão Guimarães, é candidato à reeleição.
Enquanto nada é provado, os torcedores da Beija-Flor continuam protestando. Ontem, nas ruas de Nilópolis, pudemos ver várias pessoas com camisas da escola. Uma delas nos chegou a desafiar a Polícia Federal: "Por que os policiais não vêm até a escola para ver que nós treinamos três vezes por dia, até cansar? Nós ganhamos porque merecemos. Trabalhamos muito pra isso!", disse, indignado um integrante da agremiação.
Pelo que vimos na Marquês de Sapucaí, o entrevistado tem razão. O desfile foi impecável. Vamos esperar para ver se as provas da fraude também serão inquestionáveis. No final, queremos ver quem vai levar nota 10.

online casino
video poker