RITMO DA FOLIA - POVO DO RIO NO CARNAVAL

Aqui, publicaremos a coluna do Jornal Povo do Rio, com informações sobre o mundo do samba. Afinal, o Carnaval é ou não é o maior espetáculo do planeta? GISELLE SANT´ANNA E RENATA ONAINDIA. As fotos são de Fellippo de Freitas

terça-feira, maio 27, 2008

Beija-Flor confirma enredo sobre banho

A Beija-Flor vai mesmo abordar o banho no seu próximo carnaval. O enredo "No chuveiro da alegria, quem banha o corpo lava a alma na folia" tem como foco a história do banho em diversas épocas, como o Egito e o Renascimento. Os banhos nos rituais das religiões afro-brasileiras não serão esquecidos. A confirmação do enredo foi dada no programa Vai dar Samba, da Rádio Manchete. Um dos produtos que deve ser lembrado no enredo é o sabonete Lux, o que comprova o patrocínio do desfile.
Competente ao abordar a temática afro em seus carnavais, a Beija-Flor voltará a ter parte da cultura africana no desfile de 2009. É que a linha de desenvolvimento do tema termina justamente na África.
- Lavando a alma, numa referência espiritual, terminando em uma "macumbada", como a Beija-Flor tanto gosta. Com direito a banho de pipoca, de cheiro e de abô - brincou o artista, na época que o enredo ainda não estava confirmado pela agremiação.
Com início na civilização egípcia, no enredo o banho passa pela Turquia, Grécia, Roma, Idade Média, pela civilização dos europeus no novo mundo, a invenção do perfume, a fuga do banho da Corte de Versailles e a descoberta da profilaxia através do banho e o controle de doenças, graças a Pasteur, e termina no "banho de alma" da cultura africana.
- Para fugir do banho, a Corte de Versailles utiliza o perfume para disfarçar os odores. Na realidade era uma grande imundice. Já os colonizadores europeus quando chegaram ao Novo Mundo se esbaldavam nos banhos - disse Louzada.

online casino
video poker