RITMO DA FOLIA - POVO DO RIO NO CARNAVAL

Aqui, publicaremos a coluna do Jornal Povo do Rio, com informações sobre o mundo do samba. Afinal, o Carnaval é ou não é o maior espetáculo do planeta? GISELLE SANT´ANNA E RENATA ONAINDIA. As fotos são de Fellippo de Freitas

quarta-feira, dezembro 27, 2006

O adeus a Juracy

Como nos comprometemos em informar, o sepultamento do corpo do ilustre Juracy Evaristo da Silva, presidente da Velha Guarda da Lins Imperial, será realizado amanhã, às 10 horas, no cemitério de Inhaúma. O velório está sendo na Capela E, do mesmo cemitério.

Morre o presidente da Velha Guarda da Lins Imperial

Um dos ícones da Lins Imperial, grande Seu Juracy, nos deixou na manhã de hoje. O presidente da Velha Guarda da escola morreu, vítima de câncer. A família ainda não confirmou o horário do sepultamento, no Cemitério de Inhaúma. Assim que soubermos, informaremos.

terça-feira, dezembro 26, 2006

Novo rei na família imperiana


Mais um rei chega ao Império da Tijuca. Após um mês de negociação, o cantor Pixulé chegou a um acordo financeiro com a direção de carnaval da agremiação. O intérprete, que auxiliará o puxador oficial da escola, Douglas Silva, foi apresentado durante o ensaio técnico de ontem à noite, no Palácio Imperial da Rua Medeiros Pássaros, na Tijuca.- Estou muito feliz com o convite que recebi por parte da agremiação. Chego para somar com o primeiro intérprete da escola. A Império da Tijuca passa por um grande momento, além de contar com excelente samba - avalia o novo contratado. A carreira de Pixulé começou na Escola de Samba Leão de Nova Iguaçu. Depois, passou pela Alegria da Zona Sul, em 2005, e no último Carnaval esteve como segundo cantor da Portela.Além de Pixulé, a Verde-e-Branco do Morro da Formiga contratou o primeiro cantor da Unidos do Cabuçu, Marcelinho.

Dose dupla de Bola Preta

Que coisa boa!!!!! O Cordão do Bola Preta está com tudo nesta semana. Amanhã, o Quartel General do Carnaval do Rio promove uma festança para comemorar seu 88º aniversário. O evento, em sua sede (Av. Treze de Maio, 13/ 3º andar- Cinelândia), contará com sua Banda Show e a Orquestra Bianchini. Serão apresentadas a Rainha e a Musa do carnaval 2007, além da Porta-bandeira e Porta-estandarte. Então, não esqueça: a festa começa às 19h30min, e o ingresso custa R$ 10.
Pensa que acabou? Na sexta, às 19 horas, o bloco vai para a rua. O Cordão do Bola Preta fará um desfile pela Avenida Rio Branco, saindo da Praça Mauá em direção da Cinelândia. O desfile mantém a tradição de resgatar e revitalizar as grandes festas de despedida de fim de ano no Centro da cidade com muita alegria e carnaval.
Vai ser tudo! Estamos contando os minutos.


segunda-feira, dezembro 25, 2006

Problemas no pé da Árvore de Natal

Amigos, plantão de Natal é coisa séria. Estou mais que atarefada e sei que ando em falta aqui no nosso blog. Nem sobre a perda do grande mestre Braguinha tive tempo de escrever. Confesso que Papai Noel trouxe um saco cheio de problemas para o jornal hoje. No entanto, prometo que assim que eu acabar de fechar a edição impressa - e olha que está complicado, hein! -, volt0 aqui para falarmos sobre o assunto. Afinal, o Natal já passou e a contagem agora é para o Carnaval. Beijos a todos e um Feliz Natal! Giselle

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Confraternização de bambas



Que festa! A gravação dos programas de Natal e Ano Novo do Samba de Primeira, apresentado pelo amigo da coluna Jorge Perlingeiro, reuniu o supra-sumo do samba, no restaurante Barril 8000, na Barra da Tijuca. Nós fomos convidados e aparecemos para conferir. Desculpem-nos a heresia, mas graças a Deus fomos a esse evento de samba. Quem estava lá? Ah!!! Temos que contar: Zeca Pagodinho, Alcione, Beth Carvalho, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Martinho da Vila, Dudu Nobre, Fundo de Quintal, Andrezinho do Molejão... entre outros, é claro! Que tarde maravilhosa. A mulherada das baterias das escolas de samba embelezou o ambiente, além da corte momesca. O RITMO DA FOLIA falou com alguns deles e pediu para que cada um mandasse uma mensagem de final de ano para a galera. Vamos publicar as mensagem na nossa edição impressa de domingo, véspera de Natal, para aproveitar o clima. Ah! E terão várias fotos do evento também. Não perca!

Velocidade máxima

Foi muito rápido. Bastaram apenas 50 minutos para que se esgotassem os 23.100 ingressos das arquibancadas especiais (setores 3, 4, 5, 7 e 11) e cadeiras individuais (6 e 13) para os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, nos dias 18 e 19 de fevereiro. Os ingressos foram colocados à venda na manhã de ontem.
Com 700 linhas telefônicas disponíveis, o sistema entrou em funcionamento pontualmente às 9h. O primeiro setor integralmente vendido foi o 7, cujas 2.400 entradas (1.200 por noite) foram vendidas em apenas nove minutos. Logo depois, fecharam, pela ordem, os setores 3, 5, 11, 13, 4 e, finalmente, o 6. Os ingressos que não forem pagos nas datas estipuladas serão novamente colocados à venda, na primeira semana de janeiro de 2007.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) disponibilizou o serviço de venda por atendimento telefônico eletrônico para as cidades com código de área 21. Com tempo médio de 1min20 para a compra, em menos de uma hora todos os ingressos estavam vendidos. Quem conseguiu comprar o seu bilhete deverá comparecer nos dias 26 ou 27 de dezembro nas agências bancárias do Bradesco indicadas para efetuar o pagamento.
Como já havíamos falado na coluna de ontem – nunca é tarde para ratificar - as arquibancadas populares, nos setores 06 e 13, serão vendidas dia 10 de fevereiro, no Setor 11 do Sambódromo. Então, muita atenção para não ficar de fora do maior espetáculo da Terra.

A bela veste a camisa da Vila Isabel


Depois de tanta especulação, Viviane Araújo aporta na Unidos de Vila Isabel. A mulher do pagodeiro Belo acertou tudo ontem com o querido Moisés, presidente da escola, no barracão da Cidade do Samba. Enfim, a agonia da modelo pós-demissão da Mocidade Independente de Padre Miguel acabou.
Logo após o acerto com a agremiação, Viviane o presidente partiram direto para a gravação do programa de Jorge Perlingeiro, no restaurante Barril 8000, na Barra da Tijuca. Lá, a modelo disse que estava muito feliz com a nova escola. Na Vila Isabel, Viviane Araújo será destaque de chão.
- Estou voltando para a escola depois de alguns anos. Fui muito bem recebida por todos na Vila Isabel, que é grande campeã do Carnaval desse ano. Vou fazer o melhor. Estou muito feliz – disse a modelo.
Viviane Araújo foi dispensada da Verde-e-Branco da Zona Oeste sob a alegação de que não estava cumprindo os compromissos com a escola. Em seu lugar, como madrinha de bateria, entrou Janaína Barbosa, ex-mulher do apresentador Otávio Mesquita.

terça-feira, dezembro 19, 2006

Carnaval por quem entende de Carnaval



Vale a pena levar para casa o mais recente livro de Júlio César Farias. O colaborador do Centro de Memória do Carnaval da Liesa lançou na noite de segunda-feira "O enredo de escola de samba", na livraria Casa de Cultura, em Botafogo. A obra analisa todo o percurso do enredo de uma escola de samba. As agremiações investigadas neste ano foram Estação Primeira de Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel, do Grupo Especial e Estácio de Sá, ainda no grupo de Acesso A.- Essencialmente, mostro neste livro da escolha do enredo ao samba-enredo. Exemplifico 15 tipos de enredo, que vão do Grupo Especial até o Grupo E, inclusive o enredo patrocinado - explicou Júlio César, que também é autor de "Para tudo não se acabar na quarta-feira - A linguagem do samba-enredo", "Aprendendo Português com samba-enredo" e de "De Parintins para o mundo ouvir - Na cadência das toadas dos boi-bumbás Caprichoso e Garantido".O autor realizou todo o trabalho de pesquisa, elaboração e finalização do livro em apenas oito meses. Segundo ele, o objetivo da obra é mostrar as regras de verificação das notas para o grande público. O livro é todo ilustrado com fotos dos carnavais de 2005, 2006 e também de figuras antigas, cedidas pela Liesa. Falando em regras para as notas, o RITMO DA FOLIA pediu a Júlio César que comentasse alguns problemas que a Liesa enfrentou no último Carnaval com alguns jurados, que justificaram algumas avaliações que não convenceram ao público, como a Unidos da Tijuca.- A Liesa toma muito cuidado. Este ano teve uma grande troca desses jurados que criaram polêmica. Acredito que o curso que os jurados fazem não pode ser três ou quatro reuniões. Acho pouco. Por mais gabaritada que seja a pessoa, pode se perder - comentou o escritor.

segunda-feira, dezembro 18, 2006

O desabafo de Ronaldinho

Volto de viagem e levo um susto ao receber um telefonema do maravilhoso Ronaldinho, agora EX-Salgueiro. O mestre-sala está fora, isso mesmo, f-o-r-a do Carnaval 2007. Pergunto a ele o que aconteceu, e vem a resposta: "desentendimento com o presidente da escola, Fu". Depois do susto, pedi mais detalhes sobre a bagaça. Em nossa conversa, Ronaldinho explicou que foi ofendido pelo presidente durante o ensaio de sábado, na quadra da agremiação. O motivo? Uma suposta ida do mestre-sala à festa de aniversário de Alcebíades Garcia, o Bid, irmão de Maninho e adversário político da atual administração da escola. Segundo Ronaldinho, tudo não passa de fofoca e inverdade.
- Nem sabia que tinha festa. Também, se soubesse, não iria. Ele veio cheio de atitude para cima de mim, me acusando de um monte de coisas. O pior de tudo é que ele nem me deixou falar. Não tive a oportunidade de dizer que não fui. Não fui respeitado. Eu estava em Maricá. Fui ver a minha casa, onde passarei o Natal. Mas ninguém quis me ouvir - explicou Ronaldinho.
Na briga, Fu teria mandado Ronaldinho deixar as roupas de mestre-sala no barracão da escola, na Cidade do Samba.
- Já que ele falou isso, eu tô fora mesmo. Isso é uma demissão. Não estou saindo do Salgueiro por convite de outra escola, como estão dizendo por aí. Tenho uma história no Salgueiro. Gosto do Carnaval, sou Salgueiro e amo todas as pessoas de lá. Continuo gostando do Fu também, mas estou muito magoado. Ele está com a verdade dele. Nunca faltei compromissos como mestre-sala do Salgueiro. Não bebo, não fumo, não uso drogas. Vivo para a minha família e para o Salgueiro. Não dependo da escola financeiramente. Sou funcionário público. Tenho o meu dinheiro. Mas o samba está no meu sangue. Estou no Carnaval desde os oito anos de idade. No Salgueiro, desde 1988. Fiquei nove anos fora, mas voltei em 2001. Ganhei vários prêmios. Por isso, acho que estou sendo injustiçado. Estranhei quando andei vendo o Rogerinho, ex-mestre-sala da Mocidade, por lá. Quem sabe isso já não estava sendo previsto - concluiu Ronaldinho.
Quando perguntei sobre o Carnaval 2007, o mestre-sala baixou o tom de voz.
- Sinceramente, acho que ninguém vai me chamar para nada há dois meses do Carnaval. Até porque eu sou o Ronaldinho, mas não o Ronaldinho Gaúcho - brincou.
Até agora, o Ritmo da Folia não conseguiu contato com o presidente do Salgueiro. Estamos tentando. O que sabemos até agora é que Fu teria dito que Rogerinho é mesmo um bom nome para substituir Ronaldinho e que a suposta ida do seu ex-mestre-sala à festa de seu desafeto não é o único motivo da demissão. Vamos checar. Até o próximo post.

sábado, dezembro 16, 2006

Samba no interior

Bem, amigos, são 13 horas e acabo de aportar em Santo Antônio de Pádua, terra da minha querida amiga e ótima jornalista Paula Dias. Sua família - e que família maravilhosa -, como sempre, recebeu os amigos para um sambinha de confraternização de final de ano. Não vou enganá-los: não poderia estar em lugar melhor. Sei que temos ensaio técnico na Avenida amanhã - Grande Rio e Beija-Flor - mas não poderia deixar de comparecer à festa pelo terceiro ano consecutivo. Dei uma subidinha aqui no escritório da casa para escrever para vocês. Vou fazer muitas fotos aqui. Na segunda, mostro todas. Agora, vou ter que descer... Afinal, o magnífico grupo Sambaré vai começar sua apresentação. Como vocês perceberam pelo radical da palavra, vai ter muito samba aqui em Pádua. Não poderia ser melhor, não é mesmo? Muito samba para fechar o ano com pé direito. No caso, vamos ter que usar o esquerdo também. Afinal, temos que sambar muuuuuuuuuuuuito! Um beijo a todos. E até o próximo post direto dessa cidade maravilhosa: Santo Antônio de Pádua. Minha cerveja está esquentando. Tchau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
P.S: viemos para cá em uma comitiva de amigos jornalistas: Lula Pellegrini (O Fluminense), Aline Sysak (Povo do Rio), Mauro Touguinhó (Povo do Rio), Henrique Netto (Globo.com), Felipe Costa (Globo.com), Daniel Brunet (Monte Castelo). Ah! E a digníssima Tati, senhora Henrique Netto. Amo vocês!

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Corre-corre

Fomos hoje a dois barracões. Tínhamos que fechar as páginas do final de semana no jornal. Estava muuuuuuuuuito calor. Como todo mundo sabe, os mosquitos tomam conta do Carandiru, galpão que reúne alguma escolas do grupo A e B. Visitamos a União do Parque Curicica e a União da Ilha do Governador, ao lado do Clube dos Portuários. Fomos super bem recebidas pelos carnavalescos Flávio Campello, da Curicica, e André Marins, da Ilha. As matérias saem no sábado e no domingo. Na segunda, colocaremos todas as informações aqui no blog. Só não fazemos isso agora porque estamos correndo. Temos que ir para a festa da Tuiuti daqui a pouco. O mestre de bateria, querido Flávio, estará apagando as velinhas. Só dá tempo de ir em casa tomar um banho rápido e partir. Mas prometemos publicar as matérias na segunda. Um bom final de semana a todos.
P.S: Estarei viajando para o interior no sábado de manhã. Mas a Renatinha e o Cabelo estarão nos eventos aqui na Cidade Maravilhosa. Se eu encontrar alguma escola de samba em Santo Antônio de Pádua, prometo que trago novidades. Beijinhos a todos. Giselle

Nós na rádio!!!!


Na quinta-feira, passamos de repórteres para entrevistadas. Nós duas e Cabelo participamos do programa Carioca Samba Show, da Rádio Metropolitana (1090 AM). Fomos muito bem tratadas pelos radialistas Jorge Luiz de Jesus e César Santos. Além do Ritmo da Folia, foram convidados a grande Yeda Maranhão, integrante da Velha Guarda Show do Salgueiro e intérprete de samba, e Birinha, ex-diretor de bateria da Mangueira. Foi um bate-papo hiper legal e produtivo. No ar, todos deram os parabéns para o presidente do Império da Tijuca, nosso querido Tê. Falamos da Portela, da Mocidade, do Em Cima da Hora, da Independente da Praça da Bandeira. Apesar do nervosismo, nos saímos bem. Pelo menos nós achamos. O Ritmo da Folia agradece o convite.

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Eles já foram


É sempre um prazer encontrar o Rei Momo e suas meninas (clicados pelo fotógrafo André Mourão). Lindas meninas. Esse trio feminino que acompanha Alex de Oliveira é mesmo de parar o trânsito. No caso de hoje, parar as máquinas, a Redação inteira. A Rainha e as Princesas estavam especialmente simpáticas na visita ao jornal, agora há pouco. E muito sorridentes, apesar do calor. Por descuido nosso, escolhemos o canto mais quente do jornal para a entrevista. Alex suava tanto. Também, um dos aparelhos de ar-condicionado estava quebrado. Que mancada! Apesar da vergonha e do calor, o bate-papo com as majestades do samba foi agradável. E produtivo! Amanhã, a coluna do jornal será totalmente destinada a eles. A realeza merece, né? Aqui, por enquanto, vamos falar rapidamente sobre pontos da conversa. Temos que sair cedo hoje da Redação. Nós duas e o Cabelo vamos ser entrevistados pelo radialista - e sambista! - Jorge Luiz de Jesus, no programa Carioca Samba Show, na Rádio Metropolitana (1090 AM), às 18 horas em ponto. Por isso, temos que correr com a edição de amanhã. Mas não podemos deixar de dizer que Alex pretende ser diretor de carnaval de alguma escola quando deixar de ser Rei Momo. Ele já tem até enredo: "Vai para o trono ou não vai?". Pretende levar para a Sapucaí o seu trabalho de monografia da Pós-Graduação em Design, que fala sobre o banheiro. Diferente, não?! Por falar em trabalho após o reinado, a tônica da nossa conversa com eles foi exatamente a labuta. As meninas falaram sobre como conciliam a profissão com o carnaval. Foi legal. O Ritmo da Folia agradece a visita, os sorrisos e a entrevista. Valeu! E até o próximo evento.

Rei, Rainha e Princesas no POVO

Amigoooooooossssssss, são 13h40min e a corte momesca acaba de chegar na nossa humilde redação, aqui no Grajaú. Vamos fazer uma matéria com o Rei Momo, Alex de Oliveira, a Rainha do Carnaval, Jaqueline Faria, e as irmãs princesas, Jaqueline e Mônica Nascimento. Assim como aí fora, a redação está pegando fogo!!!!!! Esse quarteto é mesmo de arrastar multidão. Lá embaixo, nosso querido e amado Alex nos deu uma notícia de primeira mão. Um dia antes de receber a chave da cidade, o Rei Momo será homenageado na Câmara dos Vereadores com a medalha Pedro Ernesto. Nós estaremos lá!!!!! Nos dêem licença, porque as majestades estão nos esperando para a entrevista. Depois a gente conta tudinho.... Até mais!

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Valeu, mundo do samba!!! São 500 acessos!!!

ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!!!!!!!!!!!! Não vamos esconder um sentimento que tomou conta da gente há alguns segundos: a alegria de termos chegado ao 500º acesso. Isso mesmo! Em exatos 15 dias, o endereço www.ritmodafolia.blogspot.com já foi escrito. Pode parecer pouco para muita gente, mas para nós três (Giselle, Renata e Cabelo) isso é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito importante. Agradecemos aos nossos leitores, amigos declarados e aos amigos anônimos. Aos que não são amigos, mas acessam nosso blog também, agradecemos igualmente. Contamos com vocês nos próximos 500. Ah! Mas só um pedido, queridos: comentem, participem conosco. Queremos trocar idéias com vocês. A opinião da galera é fundamental para o andamento do nosso trabalho. E mais uma vez: o trio Ritmo da Folia agradece.

terça-feira, dezembro 12, 2006

Tomando café com a Mocidade... e com a Janaina



Temos que registrar que foi duro acordar cedo. Acostumadas a encarar madrugadas e madrugadas trabalhando para vocês, nós duas caímos da cama ontem para irmos à apresentação da nova rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel. A diretoria da escola armou um café da manhã no barracão, na Cidade do Samba, para coroar a linda Janaina (sem acento mesmo!) Barbosa. Mesmo com muito sono, conseguimos falar com a moça. Até porque despertamos rapidamente ao ouvir a bateria da Verde-e-Branco da Zona Oeste. Dessa vez, não fomos com o nosso fotógrafo Cabelo, mas com a excelente profissional Lu Teixeira. Acabamos de chegar de lá.
Ela tem 29 anos, 1,64m de altura, 47kg, 60cm de cinturinha de pilão e 94cm de busto e quadril. Mas ela não tem apenas atributos físicos, não. A boneca de olhos azuis é formada em Psicologia, Jornalismo e pós-graduada em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP). Ela teve uma participação no polêmico filme “Elite da Tropa”, que acabou de rodar, representando uma prostituta, está em cartaz em São Paulo com a peça “Lolitas” e vai estrear no Rio, em janeiro, o clássico infantil “A pequena sereia”.
Janaina Barbosa assumiu o posto oficialmente de rainha da bateria. Quem pensa que ela caiu de pára-quedas no samba está muito enganado. A bela desfila em São Paulo desde os 11 anos, já saiu em outras escolas no Rio, e agora realizou seu grande sonho: sair à frente do coração da escola.
A nova rainha da Mocidade começou a sair em escolas de samba acompanhada da família, aos 11 anos, na Acadêmicos do Tucuruvi, agremiação em que foi madrinha em 2003 e 2004 e também desfilou por muito tempo na Gaviões da Fiel e Unidos do Peruche. No Carnaval da Cidade Maravilhosa, Janaina desfilou pela primeira vez, no chão, há cinco anos, na Acadêmicos do Grande Rio e posteriormente na Beija-Flor de Nilópolis.
Segundo o apresentador Otávio Mesquita, que faz questão de frisar que é apenas amigo de Janaina, ela não conseguiu conter as lágrimas quando soube do convite.
- Ela chorou a noite inteira. Fico feliz porque ela está realizando seu sonho de ser madrinha de bateria. Ela merece, é carismática - disse o apresentador.
A moça mora em Ipanema e diz ser apaixonada pela cidade, mas toda semana encara a ponte aérea para visitar os pais no bairro do Morumbi, Zona Sul de São Paulo.
- Eu amo o Rio. Tenho grandes amigos aqui. Moro em Ipanema e vou à praia no posto 10. Mas tenho que visitar minha família. Sou a rainha da ponte aérea - brincou.
Quanto a sua entrada para a Verde-e-Branco, ocupando o posto que pertencia à modelo Viviane Araújo, Janaina disse estar dividida.Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. A Viviane é linda, carismática e tem que ter espaço para ela nos desfiles. É muita responsabilidade assumir seu lugar. Mas estou realizando um sonho e estou aqui para contribuir no que puder com a Mocidade, sempre vou fazer o possível. Nós vamos ser campeões, será muita alegria para a gente. Estarei nos ensaios técnicos e vou me programar com a peça em janeiro para ir aos ensaios na quadra - finalizou Janaina.

Durante a apresentação ontem, a rainha apenas deu uns passinhos de samba, muito diferente da musa da escola, Tathiana Pagung, que também prestigiou sua nova colega de agremiação. Infelizmente, no mundo do samba, beleza não é tudo. Mas a moça prometeu ir aos ensaios e se aprimorar. Desejamos boa sorte.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Um desfile de novidades nos ensaios



Nós duas estamos com uma preocupação. Pode ser até desnecessária, mas não podemos deixar de falar sobre o assunto. Tanto desespero surgiu quando nos deparamos com duas situações diferentes nos ensaios técnicos da Mangueira e da Unidos da Tijuca, no último domingo, na Marquês de Sapucaí. Na passagem da primeira, a presença do abre-alas do último desfile foi a grande novidade. Na segunda, um carro de som com uma propaganda política nos entristeceu.Ainda não conseguimos ter uma opinião formada sobre ensaio da Verde-e-Rosa com o carro alegórico. Na verdade, estamos divididas quanto a isso. Ser por um lado é legal - e produtivo - a agremiação já ensaiar com o carro para evitar problemas no grande dia, por outro tira um pouco da magia. Pode ser frescura nossa, mas não parece somente um ensaio. Daqui a pouco, todas as escolas estarão copiando a iniciativa da Estação Primeira e transformando o desfile técnico em um pré-Carnaval. E mais: e se começarem a fantasiar as alas? E se começarem a cobrar ingresso? Seria legal? A gente não sabe. Agora, carro com foto de políticos fechando o desfile da Unidos da Tijuca não dá. Sobre isso sim, somos contra. Se muita gente por aí corneta os desfiles patrocinados, não podemos deixar de pensar que os ensaios estão começando a sê-los. Um carro de som com as fotos do deputado estadual Zito ao lado da sua filha, a deputada federal Andréa Zito, encerrava o desfile, tendo no alto três mulheres sambando e mandando beijos para as arquibancadas. Mas os políticos não estavam presentes só na fotografia. Ambos estavam circulando pelos segmentos da escola e tiveram seus nomes anunciados pelo microfone. É ou não é motivo para se preocupar?

domingo, dezembro 10, 2006

Sabrina toda-se-querendo!!!!!



Ela estava toda-se-querendo, como nós dizemos. Sabrina Sato se acabou no ensaio do Salgueiro, na madrugada de ontem. Com uma minissaia branca e calcinha vermelha, a integrante do “Pânico na TV" sambou, sambou e sambou. Além, é claro, de fazer os homens babarem com sua perfomance. Apesar do clima agradável no Rio de Janeiro, a quadra da Vermelho-e-Branco estava fervendo. Sabrina chegou por volta de 1h e foi direto para o camarote da presidência. Lá, a ex-BBB, que está com madeixas loiras, sambou ao lado da rainha de bateria da agremiação, a dançarina Gracyanne Barbosa. Pouco tempo depois, as duas desceram para o centro da quadra para prestigiar a apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Ronaldinho e Gleice Simpatia, que mais uma vez deram um show.As duas morenas, então, foram para o palco e sambaram ao lado da corte momesca. Do alto, posaram para fotos com o Rei Momo, Alex de Oliveira, a Rainha do Carnaval, Jaqueline, e as irmãs princesas, Mônica e Jaqueline Nascimento.Sabrina desfila há dois anos pela escola paulista Gaviões da Fiel. Esse ano, saiu na Mocidade Independente de Padre Miguel. Já no Carnaval 2007, ela pretende desfilar no Salgueiro. Por isso, já está visitando a escola. Por falar em mulher bonita, a Mocidade Independente de Padre Miguel fará a apresentação da sua nova rainha de bateria, Janaína Barbosa, durante um café da manhã para convidados no barracão da escola, na Cidade do Samba, amanhã de manhã. Inicialmente, a apresentação seria em um hotel na Zona Sul do Rio. No entanto, a diretoria da agremiação resolveu mudar o local para respeitar o sono dos hóspedes. Afinal, pode ter gente que não acha agradável acordar ao som de uma bateria. Nós vamos lá para conversar com a escolhida e contar tudo aqui no Ritmo da Folia. Aguarde.

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Janaína vence o páreo


A Mocidade Independente de Padre Miguel já tem, de verdade, sua madrinha. Quem venceu a acirrada disputa foi Janaína Barbosa, mulher do apresentador Otávio Mesquita. A beldade que vai substituir a modelo Viviane Araújo será apresentada à imprensa na próxima terça-feira, num café da manha, num hotel da Zona Sul do Rio.A especulação sobre a saída de Viviane da Mocidade rolou por, mais ou menos, uma semana. De um lado, a esposa do pagodeiro Belo afirmava que a Verde-e-Branco de Padre Miguel queria uma ajudinha financeira, para que ela pudesse se manter no posto. Do outro, o presidente Paulo Vianna negou tudo e disse que nunca ninguém pediu nada a ela e que o verdadeiro motivo seria sua ausência.

terça-feira, dezembro 05, 2006

A cornetada de Leci Brandão


Estava tudo armado para ser uma festa em comemoração ao Dia Nacional do Samba. Havia até um botequim montado no palco do Canecão, casa de show escolhida pela Liga Independente das Escolas de Samba para a realização do evento. Representantes de todas as agremiações do Grupo Especial estavam presentes. Todo esse cenário, no entanto, serviu para a cantora Leci Brandão fazer um protesto. Na verdade, um desabafo.
A cantora mangueirense arrancou aplausos da platéia durante a homenagem que a Liesa fez a ela e aos demais cantores que participaram da festa. Todos esperavam os agradecimentos quando Leci pegou o microfone. Enganaram-se. No lugar do obrigada, críticas à Rede Globo, que a tirou do cargo de comentarista do carnaval carioca.
- Sou carioca nascida em Madureira, terra da Portela e estou morando em São Paulo. O Jorge Perlingeiro é uma das poucas pessoas que lembram que eu existo. Não dão valor ao sambista. Fui comentarista de Carnaval da Globo por nove anos, mas me rifaram de lá porque eu falava de comunidade. Me tiraram porque não falava de celebridades e oportunistas. Tem gente aí, que com pouco tempo de carreira já tem DVD e eu fui lançar o meu depois de 32 anos. Sou popular, sou do povo, sou sambista! – bradou, sendo ovacionada pela platéia.
Atualmente, Leci tece seus comentários somente nos desfiles de São Paulo. Depois do primeiro desabafo, a cantora cantou “Zé do Caroço” e “Isso é Fundo de Quintal”. Mas engana-se quem pensa que ela parou por aí. Leci voltou a cornetar.
- De 84 a 93, fiz comentários para o carnaval do Rio. Fui afastada e estou indo para o meu 5° ano atuando em São Paulo. Quem introduziu a palavra comunidade na TV foi eu. Tenho a frustração de fazer shows no Brasil inteiro e não ser solicitada na minha cidade", falou, já com a voz embargada devido à emoção.
Com a maioria das pessoas de pé, a sambista voltou a cantar “Foi um rio que passou em minha vida”. Parecia uma ironia.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

O teu cabelo não nega, fotógrafo!


Como ele já está virando figurinha carimbada nos eventos por conta da nossa coluna, vamos apresentar a vocês Philippe Lima, o querido e competente Cabelo. Todas as fotos do Ritmo da Folia são feitas por ele, fiel amigo e ótimo profissional. Ele tem clicado tudo o que é relativo ao samba: os famosos e os anônimos, o feio e o belo, os chatos e os legais... e por aí vai. Com a gente, não há distinção. O que queremos é notícia. O que queremos é informar. Nós, através do texto. Ele, de suas fotos. Quando Cabelo, essa figuraça que está na foto com a bela Mônica Nascimento, princesa do Carnaval, está na área, o foco é sempre o samba.

Que empolgação, Portela!


A Mocidade Independente fechou com chave de ouro o ciclo de ensaios técnicos no final de semana, na Marquês de Sapucaí. Apesar da falta de respeito com a musa da bateria, Tathiana Pagung, os integrantes da escola estavam empolgados e entoavam o hino de 2007 com vontade. Por falar no samba-enredo, enganou-se quem pensou que o da Verde-e-Branco de Padre Miguel não fosse pegar. Pegou. E muito bem. Mas estamos escrevendo hoje para falar da agremiação que ensaiou antes da Mocidade. Estamos falando da Portela. A águia aterrissou no Sambódromo para dar um show. Destaque para a maior dama: Dodô. Ela era o retrato da alegria durante o desfile. Outra que brilhou foi a rainha de bateria, Adriana Bombom. Com muito samba no pé e simpatia, a mulher de Dudu Nobre cantava o samba do início ao fim, sem parar. Mas também, com Gilsinho em um ótimo dia... fica fácil! Os componentes da escola levaram o ensaio a sério. Cantavam, dançavam, faziam as coreografias... Parecia a Portela de antigamente. Aquela que ganhava títulos...

online casino
video poker